PIAGET com protocolo pioneiro

PUB.

Qua, 08/02/2006 - 09:45


A Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros foi a primeira instituição privada a assinar um protocolo com o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST).

Esta parceria, assinada no passado dia 18, tem como objectivo desenvolver acções de formação, bem como outras acções curriculares aos alunos da instituição de ensino sobre a temática da segurança, higiene e saúde no trabalho.
O interesse da ESE em estabelecer esta parceria prende-se, segundo a presidente daquele estabelecimento de ensino superior, Maria Helena Chéu, com o reconhecimento da importância das matérias em questão no quotidiano do trabalho do educador, pelo que o presente protocolo é uma mais valia para os alunos do campus de Macedo de Cavaleiros.

Rede vai ser alargada

A responsável acrescentou, ainda, que a temática da segurança no trabalho está presente no campus com a criação de uma pós graduação em 2003/2004, no 4º ano do curso de ensino básico e na licenciatura bi-etápica em Saúde Ambiental, que também forma técnicos superiores de segurança. Contudo, não descura a hipótese da temática vir mesmo a incorporar uma disciplina de raiz.
De acordo com o protocolo ao Instituto ISHST compete a disponibilização do corpo técnico para as acções de formação a desenvolver nas instalações do Instituto Piaget.
Na óptica do responsável daquela instituição, Jorge Gaspar, esta parceria é mais representativa por ser a primeira assinada com escolas do sector privado, um acto que o responsável quer ver alargado a todo o País.
Este plano visa a criação de uma rede de cobertura nacional que prepare noções de segurança, higiene e saúde no meio laboral para os alunos do ensino superior, de modo a que a sua integração na vida activa já tenha, pelo menos, os aspectos básicos relacionados com esta temática.