class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162661 node-type-noticia">

            

Petisqueira mais perto de Espanha

Ter, 22/11/2005 - 16:49


A Câmara Municipal de Bragança já está a elaborar o projecto para a construção da ponte internacional sobre as águas internacionais do rio Maçãs, que vai esbater a fronteira entre a Petisqueira, no concelho de Bragança, e a zona de Villarino, do lado espanhol.

A construção desta via de comunicação, que pretende dar seguimento aos trabalhos efectuados pelo município bragançano nas acessibilidades entre a Petisqueira e a fronteira, foi acordada, no passado mês de Maio, entre a Câmara Municipal de Bragança (CMB) e a Diputación de Zamora.
O estudo topográfico para a edificação desta obra esteve a cargo dos técnicos espanhóis, que definiram o pontão onde, habitualmente, passa a romaria da Virgem de Fátima, como a mais adequada para a ligação entre os dois lados da fronteira.

Ponte internacional para 2007

Com cerca de 7, 5 metros de largura para duas faixas de rodagem, a ponte internacional tem como principal objectivo facilitar a mobilidade das populações do Nordeste Transmontano e da zona de Aliste.
Segundo o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, o início dos trabalhos naquela ponte estão previstos para 2007, dado que o projecto vai ser candidatado, durante o próximo ano, a fundos de Bruxelas, através do programa Interreg.
Aquela ligação, que vai permitir a passagem terrestre sobre o rio Maçãs, está orçada em cerca de 481 mil euros, um valor que vai ser suportado, em 75 por cento, por fundos comunitários e pelos municípios de Bragança e Zamora.
Este ano, a autarquia bragançana alcatroou o caminho em terra batida que liga a aldeia da Petisqueira ao pontão sobre o rio Maçãs, que, antigamente, era construído em tábuas de madeira para permitir a passagem da romaria da Virgem de Fátima.
Do lado espanhol, também existe um projecto para a requalificação dos acessos desde Mahide de Aliste a Riomanzanas e Villarino Manzanas, que permitem as ligações transfronteiriças entre Guadramil e a Petisqueira.