Qua, 06/02/2008 - 12:24
O evento, de carácter livre, realiza-se em caminhos rurais abertos à circulação de pessoas, animais e viaturas, ao passo que alguns troços, decorrem em estrada.
Os atletas podem optar por realizar a maratona com 60 quilómetros ou a meia-maratona com, apenas, 40 quilómetros. Apesar da prova não ter um carácter competitivo, a organização optou por fazer o controlo dos tempos à chegada, ficando, assim, avaliada a prestação dos participantes.
A sinalização do percurso é, igualmente, uma preocupação da JFB, que vai demarcar os trilhos com fitas e assinalar as descidas perigosas. Já a o grau de dificuldade técnica é baixo e a física é média/baixa.
Ao longo do passeio, os “amantes” do BTT podem fazer dois reabastecimentos, nomeadamente aos 25 quilómetros e aos 45 quilómetros. O farnel será composto por sandes, água, fruta, folar, pão, alheira, chouriça assada e vinho.
Após a distribuição dos dorsais e da informação, a partida terá início às 9:30 horas e a chegada dos primeiros atletas está prevista para o meio-dia. As inscrições, limitadas a 250 participantes, podem ser formalizadas até dia 2 de Abril. Os preços oscilam entre os12,5 euros para os participantes que optem pelo almoço e os 10 euros sem direito a farnel.


