Pedro Lopes ganhou a medalha de ouro

PUB.

Ter, 21/06/2005 - 16:07


Pedro Lopes, da equipa L A Liberti, foi o vencedor da 19ª edição da volta a Trás-os-Montes e Alto Douro em bicicleta.

A camisola azul da montanha ficou na posse de Marco Morais, de Loulé. Enquanto que a Camisola Verde foi alcançada pelo jovem transmontano, natural de Vila Flor, Marco Morais. A camisola Rosa foi vestida pelo espanhol Gustavo Rodrigues, enquanto que a camisola branca foi para Hélder Magalhães da Vulcal.
Finalmente, a camisola vermelha foi conseguida por Nelson Vitorino.
Nesta volta, com partida em S. João da Pesqueira, alinharam 51 concorrentes representando 9 equipas, mas só 34 corredores terminaram a volta.
Foram cinco etapas e só a que ligou Bragança a Boticas foi considerada a mais fácil. As restantes etapas foram duras, com muitos percursos de alta montanha, como por exemplo a ligação de S. João da Pesqueira a Mêda, no distrito da Guarda.
De seguida a etapa Mêda – Vimioso voltou a dar nas vistas com a mudança de camisola amarela.
O segundo lugar da volta a Trás-os-Montes e Alto Douro foi alcançado por Hugo Victor, da equipa do Boavista.
Para receber o prémio relativo ao terceiro lugar subiu ao pódio Hélder Ferreira, da Madei Nox.
O ciclista Mauro Santos, da Vulcal, acabou por ser o último a cortar a meta.
Durante a volta ficaram registados dois episódios engraçados. O primeiro foi assinalado logo na primeira etapa, entre S. João da Pesqueira e Meda, em que o carro da G N R se enganou no percurso ao virar no cruzamento para Vise, Sernancelhe, em vez de seguir para a estrada que estava estipulada. Foi tudo resolvido e esta etapa depressa chegou a o fim.
Na recta final, na zona do Marão, que correspondia à última etapa, registou-se um novo engano, o que aumentou o percurso de 70 para 80 quilómetros.
Em relação à classificação por equipas, L A Loberti foi a grande vencedora com a marca de 52horas 54minutos e 7 segundos.