Ter, 06/06/2006 - 15:47
A iniciativa partiu da Direcção da Organização Regional de Bragança (DORB) do Partido Comunista Português (PCP), para quem o artista foi “um grande crítico de arte, músico, compositor e, também, militante comunista desde os anos 40”, justifica o coordenador da DORB, José Brinquete.
No entanto, apesar do espectáculo ter o cunho do PCP, o responsável sublinhou que este evento foi, acima de tudo, de grande qualidade cultural e musical, pelo que entre o público encontravam-se pessoas de todos os quadrantes políticos e ideologias. “É bom reconhecer os valores, independentemente do campo político que integram”, referiu José Brinquete.
O programa de homenagem, além da palestra sobre a vida e obra de Lopes Graça, sob a responsabilidade do maestro José Luís Borges Coelho, contou, ainda, com a música do pianista Fausto Neves. “São dois grandes nomes da cultura portuguesa que proporcionam um espectáculo de grande valor”, assegurou o responsável.
Segundo o coordenador da DORB, este género de eventos já é tradição do PCP. “Temos por hábito promover grandes espectáculos de cariz cultural”.