Paulo Xavier reconduzido na ANAFRE

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 16:14


Aumentar o número de associados é a prioridade de Paulo Xavier, que anteontem foi reconduzido na coordenação da delegação distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O presidente da Junta de Freguesia da Sé (JFS) encabeçou uma lista única que, nos próximos três anos, coordenará aquele órgão distrital da ANAFRE.
Em 2003, quando Paulo Xavier assumiu o cargo, pela primeira vez, apenas sete freguesias do distrito estavam inscritas na associação. Hoje, o número ascende a 110, mas o autarca garante que ainda há muito trabalho por fazer. “Existem 299 freguesias no distrito de Bragança, das quais 110 são associadas. O ideal é chegarmos aos 55-60 por cento, que é a média nacional”, sustenta o responsável.
O autarca da Sé recorda que “só com mais associados é que a ANAFRE pode ter mais força”, alegando, por outro lado, que “só com maior adesão é que se podem assumir posições mais reivindicativas no Conselho Geral, onde o peso do distrito de Bragança ainda é muito pequeno”.

Exigidas mais competências

Para concretizar este projecto, o presidente da JFS apostou numa lista que inclui autarcas de todos os concelhos do Nordeste Transmontano. “Formamos uma lista de consenso, com representatividade de todo o distrito, tanto ao nível dos elementos que vão integrar o Conselho Geral, como ao nível do Conselho Directivo”, explicou o responsável.
Numa altura em que se debate a reorganização administrativa, Paulo Xavier fala da necessidade de aumentar competências e meios financeiros das freguesias, para que as atribuições das Juntas não se confundam com as das Câmaras Municipais. “As freguesias têm de ser parceiros privilegiados dos municípios, mas tem de haver competências claramente diferentes, para que os cidadãos saibam onde começam e acabam as competências das Juntas”, defende o autarca.
Com a legislação actual, passa-se exactamente o inverso. “Muitas vezes, as pessoas pensam que as Juntas podem resolver grandes problemas, quando não têm competências nem meios financeiros para isso”, exemplifica o presidente da JFS.
As eleições para a delegação distrital da ANAFFE decorreram na tarde de anteontem, tendo reconduzido Paulo Xavier com 64 por cento dos votos, correspondentes a 70 das 110 freguesias associadas.