Ter, 13/03/2007 - 10:16
Orientando pelo professor de História,Alexandre Rodrigues, o passeio teve início na Praça da Sé, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da história da igreja e antigo templo dos Jesuístas, construído para freiras de Santa Clara. O cruzeiro e o edifício frontal ao templo foram, igualmente, abordados pelo historiador bragançano.
Mais abaixo, as atenções viraram-se para o antigo Hospital Militar, onde, actualmente, funciona a delegação de Bragança do Instituto Português da Juventude.
Continuando viagem até ao Castelo, na Praça de S.Vicente, mais conhecida como Praça Velha, Alexandre Rodrigues chamou a atenção para o único fontanário público do século XVIII.
Já na encosta, os alunos observaram com atenção os traços arquitectónicos da igreja de S.Vicente, de onde seguiram até à cidadela.
Durante o percurso, dedicado ao urbanismo e ao desenvolvimento da cidade, Alexandre Rodrigues também realçou a configuração dos edifícios civis que, segundo o historiador, correspondem à estrutura social da época.
De acordo com a directora da Universidade Sénior, Clementina Pires, este passeio representa o início de um conjunto de roteiros que irão decorrer até ao final do ano lectivo, com o objectivo de dar a conhecer aos alunos um pouco mais da história de Bragança.


