Parque Natural de Montesinho vai ter regras

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 15:30


O Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho (PNM), que vai definir estratégias de utilização daquela área protegida, vai ser concluído até ao final do ano.
A garantia é dada pelo coordenador deste projecto, José Castro, que assegura que o trabalho está a decorrer dentro da normalidade.
Este Plano de Ordenamento está a ser executado por uma equipa composta por cerca de 12 docentes do Instituto Politécnico de Bragança, entre os quais investigadores do Centro de Interpretação de Montanha, a quem o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) entregou este trabalho.
Segundo José Castro o plano está a ser elaborado com base em documentação sobre o PNM que já existia, dado que o tempo de execução do trabalho não permitia um estudo mais aprofundado.
Neste momento, “estamos a ultimar a fase de diagnóstico e caracterização do meio, para avançarmos para a parte do ordenamento”, afiança o responsável.
O coordenador do projecto acrescentou, ainda, que acredita no cumprimento da meta proposta pelo ICN, que corresponde à publicação do projecto em Diário da República até ao final do ano.