Parque Biológico nasce em Miranda

PUB.

Ter, 08/11/2005 - 15:55


A Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD) vai arrancar com um projecto de Ecoturismo, orçado num milhão de euros, designado Parque da Arribas.

Trata-se duma área de lazer que será implantada numa área de 25 hectares de terreno, junto às muralhas do centro histórico da cidade e do rio Douro.
O terreno onde ficará instalado o futuro Parque das Arribas foi cedido à autarquia de Miranda do Douro pela EDP e todo ele está inserido em pleno parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
A futura área de lazer é inspirada no já existente Parque Biológico de Vila Nova de Gaia e pretende dar a conhecer aos visitantes a fauna, flora e as práticas agrícolas daquela área do Planalto Mirandês.
Segundo o presidente da CMMD, Manuel Rodrigo, neste espaço o turista poderá ver javalis, veados, aves de rapina e raças de gado autóctones. Nos campos da vegetação, os terrenos manterão o zimbro, castanheiros, carvalhos e outras espécies características da região.

Animais ao ar livre

“Hoje, e com principal incidência na zona dos grandes centros urbanos, já é praticamente impossível ver animais ao ar livre, sendo esta uma forma de cativar visitantes para a região” explica o autarca.
O projecto é “ambicioso”, estando a autarquia a preparar a sua candidatura a fundos comunitários ao abrigo do programa transfronteiriço INTERREG.
Para já, há verbas disponíveis para vedar toda a área, situação que deverá arrancar a breve prazo, ao passo que a conclusão do projecto será uma realidade durante os próximos quatros anos.
O futuro Parque Biológico vai, ainda, englobar outros equipamentos, como é caso da área lazer do rio Fresno, o Centro de Interpretação Ambiental da Alfândega, o passeio pedonal e o cais fluvial já existente no rio Douro.
Esta zona turística vai englobar, praticamente, toda a periferia da cidade de Miranda do Douro.