Parq B rejeita estacionamentos de Bragança

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 15:54


A “Parq B – Estacionamentos de Bragança”, vencedora do primeiro concurso para a construção e concessão dos parques de estacionamento do Fórum Theatrum e da Praça Camões, considera que o último concurso lançado pelo município não mereceu o interesse da empresa.

Tal como o Jornal NORDESTE já noticiou (há duas semanas), após a Parq B ter ganho o primeiro concurso, anulado pelo Tribunal de Contas, na sequência de irregularidades, a empresa ganhou o direito a uma indemnização, que ascende a 1,9 milhões de euros.
Como não foi apresentada nenhuma proposta ao novo concurso internacional para a concessão dos parques de estacionamento da cidade, a autarquia vê-se obrigada a fazer a gestão directa daqueles espaços, responsabilizando-se pelo pagamento da indemnização, à Parq B, do grupo FDO.
O valor do ressarcimento foi determinado num estudo da autoria de Daniel Bessa, encomendado pela autarquia à Escola de Gestão do Porto.
No entanto, a empresa garante, em comunicado, que está à espera das decisões da autarquia, pelo que não comenta o montante aconselhado no estudo.
A Câmara Municipal de Bragança já fez saber que não está disposta a pagar à Parq B um valor superior àquele que é determinado no estudo de Daniel Bessa, mas deixa no ar a possibilidade de conseguir chegar a um acordo com a empresa.
Na altura, o edil bragançano, Jorge Nunes, afirmou, ainda, que o baixo prazo determinado no concurso para a concessão (20 anos) pode estar na origem do desinteresse por parte dos empresários, dado que a média nacional ronda os 40 anos.
A baixa taxa de ocupação dos parques é, igualmente, um factor prejudicial para a concessão daqueles espaços.