Paróquias de Freixo unidas

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 15:24


A praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada Cinta, acolheu mais um encontro de paróquias daquele concelho. O evento reuniu cerca de 1000 fiéis e contou com a presença do governador civil do distrito de Bragança, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal (CMFEC), José Santos e os presidentes das seis freguesias envolvidas no encontro.

Este evento, na óptica do pároco de Freixo, cónego João de Barros, representa a necessidade que a Igreja tem em sair dos seus templos para procurar os que estão transviados e ajudá-los a encontrar o caminho de Deus. “São alguns que poucas vezes vão à igreja e, à semelhança de Cristo, é preciso ir ao encontro do rebanho”, retorquiu o religioso.
O convívio que estes encontros proporcionam ajudam a reunir mais paroquianos e, cada vez mais, terão que ser encaradas como “um motivo de união e de sentido cristão”.
Um dos pontos altos da reunião foi a encenação de um episódio de Acção de Graças levados ao terreiro por um grupo de jovens locais.
A mensagem deixada durante cerimónias foi em torno da união das famílias e da convivência de uns para com os outros.
No final, José Santos frisou a importância destes convívios, uma vez que “podem representar uma forma das pessoas esquecerem as divergências diárias”. Ou seja, “pretende-se que seja um encontro virado para amizade dos freixenistas”, sublinhou o edil.