Ter, 19/02/2008 - 10:47
Durante a Assembleia –Geral convocada para a eleição dos corpos sociais foram realçadas as actividades mais relevantes que marcaram o 20º aniversário da associação, com destaque para o ciclo de palestras sobre História e Património Local e para os passeios culturais temáticos com alunos das escolas de Torre de Moncorvo, que serão retomados durante este ano.
Os novos corpos sociais do PARM são compostos por Eugénio Cavalheiro na presidência da Mesa da Assembleia Geral, Arnaldo Silva é o secretário ao passo que Rui Teixeira foi eleito vogal.
A Direcção é presidida por Afonso Calheiros e Meneses, o tesoureiro é António Botelho, Nelson Rebanda é o secretário e como suplentes estão Rui Leonardo e Liliana Reis. No Conselho Fiscal Helena Pontes é a presidente, como secretária foi eleita Cláudia Lourenço e o lugar de vogal é ocupado por Conceição Martins- Wazir.
Para o próximo biénio, a direcção eleita dá prioridade à gestão do Museu do Ferro e à realização de diversas actividades histórico-culturais. Do plano de actividades para este ano destaca-se, ainda, a continuação dos levantamentos sobre os antigos mineiros de Moncorvo, sobre os ferreiros e ferradores e sobre as minas de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta informação está a ser organizada numa base de dados informatizada.
No que toca ao museu, o PARM pretende reunir condições para o integrar na Rede Portuguesa de Museus, uma meta que poderá ser alcançada após as obras de manutenção do edifício, que irão decorrer brevemente.
Além disso, a associação vai continuar a apostar na educação patrimonial e ambiental, através da organização de passeios pedestres e de contacto com a natureza.


