Para emagrecer é preciso comer mais...

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:39


Sabemos que se reduzirmos o consumo calórico, o organismo regula o metabolismo de forma a gastar menos, fazendo com que essa redução seja em vão. Mas também sabemos que a actividade física queima calorias. É aqui que está o "truque"; combinar os dois.

Antes de mais nada, convém evitar a todo o custo que o organismo creia que enfrenta escassez de alimentos. Para isso é conveniente que o organismo receba alimentos de forma constante e regular, para que detecte que não há carência de alimentos e que estes chegam seguindo intervalos regulares. Deste modo o corpo interpretará isso como estando a "nadar em abundância", o que fará desencadear a mensagem de que "não há necessidade de guardar".
A melhor forma de o conseguir é começar o dia com um bom pequeno-almoço, ou melhor, um grande pequeno-almoço, tomar uma pequena refeição a meio da manhã, almoçar (sempre), depois realizar um ou dois lanches durante a tarde e, finalmente, jantar. Tudo isto com intervalos de 2 a 3 horas. Depois é preciso manipular as percentagens dos alimentos, nos quais se incluirão as carnes de aves, ovos, peixe, verduras, hortaliças, evitando as gorduras e as calorias provenientes dos enchidos, manteiga, fritos, etc. desta forma, o volume físico do que se ingere será importante, mas as calorias não.
Com isto, ao mesmo tempo que aumentamos a actividade física (através da prática de exercício físico), obteremos os seguintes resultados:
- Ao reduzir certos alimentos demasiado calóricos dá margem para comer mais de outros menos calóricos mas mais nutritivos. Isto resulta numa maior quantidade de alimentos e portanto de sensação de plenitude.
- Comendo cada 2 ou 3 horas (ainda que pouco de cada vez), o corpo entende que passa por um período de abundância e não tem por que guardar nada. Assim, não só não acumula gordura como se desprenderá dela;
- Essas comidas frequentes elevam tanto o metabolismo como o gasto calórico porque, cada vez que comemos, uma certa quantidade dessa energia é canalizada para o esforço de processamento desses alimentos;
- O exercício físico aeróbio, queima gordura e nestas condições é mais fácil o corpo queima-la, porque o corpo "não precisa guardar nada";
- Por sua vez, o exercício anaeróbio (treino com pesos) constrói músculo que é um tecido de grande actividade, que queima calorias ainda que em repouso absoluto. Isto converte o metabolismo numa máquina silenciosa de eliminar tecido adiposo durante as 24 horas do dia.
Como vêem, há muitas razões para comer mais e não menos quando se quer emagrecer. E uma vez mais digo: emagrecer é perder gordura e não peso.
Guardem bem esta informação. Se a chegarem a compreender bem, serão donos da vossa "estética corporal"...