PALAÇOULO acolhe Feira de Ano

PUB.

Ter, 30/08/2005 - 15:17


A aldeia de Palaçoulo foi palco, no passado fim-de-semana, de mais uma feira anual que visa dar a conhecer aos visitantes as tradições, gastronomia, indústria e artesanatos da localidade.

A aldeia de Palaçoulo foi palco, no passado fim-de-semana, de mais uma feira anual que visa dar a conhecer aos visitantes as tradições, gastronomia, indústria e artesanatos da localidade.
Esta freguesia do concelho de Miranda do Douro é conhecida pelas suas indústrias de cutelarias e tanoarias, já que ali se fabricam talheres e navalhas de grande qualidade, que são muito apreciadas.
No campo da tanoaria já há, em Palaçoulo, empresas viradas para a exportação de pipos e barricas para as melhores caves nacionais e estrangeiras.
Outras dos sectores que ainda mantêm a tradição são as fábricas tradicionais de navalhas e outros utensílios em aço e ferro forjados, que ali são fabricados manualmente para ajudar os agricultores no amanho da terra.
O certame foi organizado pela Junta de Freguesia de Palaçoulo, cujo presidente, José Ramos, traçou os objectivos desta realização. “As feiras mensais que se realizam ao dia 27 de cada mês, têm vindo a perder importância económica, porque não há o movimento de pessoas que se verificava no passado”, explicou o autarca.

Alternativas ao gado

Sendo assim, houve que encontrar alternativas e surgiu esta feira anual, com o objectivo de atrair os emigrantes e outras pessoas que se encontram em período de férias, dando a conhecer a gastronomia e o artesanato local.
De acordo com José Ramos, a ideia tem surtido efeito. “A feira está a crescer de ano para ano e, no futuro, tem ganhar maior dimensão e dinâmica, pois Palaçoulo tem um recinto com condições para a acolher uma feira maior”, defende o responsável.
Recorde-se que, no passado, o certame juntava vários tipos de comércio, em especial a agro-pecuária, pois havia negócios de asininos, bovinos, pequenos ruminantes e alguns suínos. Com a proibição das feiras de gado em recintos não autorizados, a feira de Palaçoulo teve de sofrer algumas alterações.
Apesar das mudanças, a tradição mantém-se e, durante a Feira de Ano, não faltou uma singular corrida de burros à boa maneira do Planalto Mirandês, cujos animais participantes foram premiados com uma saca de ração.