class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-168010 node-type-noticia">

            

Paixão por Portugal

Ter, 12/02/2008 - 10:01


O que têm em comum as discotecas Le Mikado e Costa do Sol? Além do proprietário e da localização em Paris, são verdadeiras embaixatrizes da música popular portuguesa em terras francesas. Na noite de sábado passado, em que Tony Carreira encheu o Zenith, uma emblemática sala de espectáculos parisiense, o Jornal NORDESTE entrou pela madrugada dentro e viu como se divertem os portugueses e os luso descendentes em França.

Comecemos pelo Le Mikado, onde as noites cantadas em português são anunciadas de seguinte modo: Soirée Portuguesa Bonita, Made in Portugal; Sempre Festa e Brasil Hits ou a animada Fashion Tuga. Todas elas são verdeiros hinos à música popular portuguesa, com os ritmos de Quim Barreiros, Emanuel e José Malhoa, entre outros, bem presentes na pista de dança.
Já a Costa do Sol, nos arredores de Paris, conta com duas pistas de dança, mas uma delas é exclusivamente dedicada às sonoridades portuguesas. Por isso, quem por ali passa pode contar com o desempenho de dj's portugueses, com espectáculos ao vivo de artistas nacionais e um verdadeiro regresso a Portugal.
Na noite de sábado, houve mesmo um momento em que a música parou para deixar passar o Hino Nacional, entoado por centenas de emigrantes e luso descendentes de segunda e terceira geração.
A alma destas duas discotecas é José, um transmontano natural de Montalegre que há vários anos encontrou o sucesso na animação das longas noites de Paris. No Le Mikado, o empresário barrosão é coadjuvado por Pedro Raquel (Pepe para os amigos) um luso descendente que coordena o programa de diversão, sempre com a ajuda de colaboradores de alma lusa, como é o caso de um barman de Macedo de Cavaleiros.
Eis alguns pedaços da presença transmontana em terras gaulesas.