class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163074 node-type-noticia">

            

Os votos das freguesias

Ter, 31/01/2006 - 15:01


Apesar de Cavaco Silva ter conseguido mais de 50 por cento dos votos na maioria das freguesias do distrito de Bragança, foi na aldeia de Alvaredos, concelho de Vinhais, que o agora Presidente da República eleito conseguiu 100 por cento da votação (ver texto na página seguinte).

A par desta localidade, as freguesias onde a onda laranja foi mais visível situam-se no concelho de Mogadouro. Em Saldanha, a segunda aldeia a depositar mais confiança em Cavaco Silva, o candidato alcançou 97, 69 por cento da votação (169 votos). A freguesia de Castanheira, também no concelho de Mogadouro, foi onde Cavaco Silva teve a terceira maior votação do distrito, com 94,81 por cento dos votos.
O segundo candidato mais votado no distrito foi Manuel Alegre, que alcançou a votação mais alta na freguesia de Fresulfe, concelho de Vinhais, com 41,38 por cento. O segundo melhor resultado do candidato independente ocorreu na freguesia de Mós, concelho de Torre de Moncorvo, com 35,50 por cento, que correspondem a 60 votos.

Olmos com Jerónimo

Foi também neste concelho do sul do distrito que Alegre conseguiu a terceira maior votação, com 32,76 por cento conseguidos na freguesia de Souto da Velha.
Quanto ao candidato socialista, Mário Soares, foi em três freguesias do concelho de Vinhais que conseguiu os melhores resultados. Os eleitores de Montouto deram-lhe 36,84 por cento dos votos, enquanto nas freguesias de Pinheiro Novo e Travanca alcançou 37,50 por cento e 35,90 por cento, respectivamente.
Na freguesia dos Olmos, concelho de Macedo de Cavaleiros, Jerónimo de Sousa arrecadou 11, 97 por cento dos votos, enquanto a freguesia de São Pedro de Sarracenos, concelho de Bragança, deu a maior votação do distrito a Francisco Louçã, que assegurou 8,88 por cento.
Garcia Pereira foi o candidato menos votado no distrito, tendo conseguido a maior votação na freguesia de Pinheiro Novo, traduzida em 4,17 por cento.