Ter, 20/06/2006 - 16:25
As infra-estruturas modernas permitem que os utentes com alguma deficiência motora usufruam das piscinas como qualquer outro utente, porque houve a preocupação de construir espaços sem barreiras arquitectónicas. Contudo, no caso de utentes com necessidades psíquicas específicas ou deficientes motores é necessária formação específica dos professores e parcerias com instituições de saúde.
As escolas da cidade utilizam as piscinas no âmbito do desporto escolar ou do programa da disciplina de desporto. Assim, as escolas secundárias possibilitam aos seus alunos de desporto a prática da natação e a Escola Superior de Educação de Bragança necessita das piscinas para leccionar as modalidades aquáticas. Há ainda o Projecto de Expressão Físico-Motora que envolve os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. Porém, nesta fase, a responsável garante que as piscinas não precisam de estabelecer protocolos de dinamização com entidades particulares.
Regime livre
As pessoas que desejem praticar natação não precisam de estar inscritas em nenhuma modalidade. Para esses casos, foi criado o regime livre. Os portadores de cartão-jovem e de idoso beneficiam de um desconto de 50%, o que acaba por ser um incentivo à prática da natação.
A avaliação que é feita do grau de satisfação dos utentes com as condições disponibilizadas “é muito positiva em todos os sentidos”, sublinha Joana Alves, quer ao nível das condições materiais, quer em relação à qualidade das aulas ministradas. Quanto ao grau de receptividade do público a eventos promovidos pelas piscinas “é sempre positivo”, de acordo com Joana Alves.
As Piscinas Municipais de Bragança já têm um recorde nacional. No VI Torneio Zonal de Grupos de Idade Piscina Curta (em Abril de 2004) – uma prova de âmbito nacional – foi obtido um novo máximo nacional na prova de 4 x 100 metros livres, na categoria feminina, pelo Grupo Desportivo de Vila Nova de Famalicão. Quando foram palco da V edição dos Jogos do Eixo do Atlântico – um evento desportivo internacional –, as Piscinas Municipais foram também uma referência nacional.
As piscinas vieram facilitar o acesso generalizado das pessoas à prática desportiva e criaram novos postos de trabalho. Por isso, as Piscinas Municipais têm-se revelado um factor de desenvolvimento do concelho de Bragança.