class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167435 node-type-noticia">

            

Os malefícios do tabaco

Ter, 27/11/2007 - 10:22


Alunos, funcionários e docentes puderam medir os níveis de monóxido de carbono produzido pelo fumo do tabaco no bar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Esta iniciativa, inserida nas comemorações do Dia Mundial do Não Fumador, foi levada a cabo pelo Centro de Resposta Integradas de Bragança (CRIB) (antigo Centro de Atendimento a Toxicodependentes – CAT), em colaboração com o serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

Durante a sessão, as técnicas do CRIB e do CHNE avaliaram a tensão arterial, a pulsação, os níveis de monóxido de carbono e registaram o número de não-fumadores e fumadores, bem como os seus hábitos de consumo.
Esta iniciativa vai permitir fazer uma avaliação mais rigorosa dos hábitos tabágicos no IPB, para, posteriormente, serem efectuadas campanhas de prevenção sobre os malefícios do tabaco.
No que toca à população em geral, Fernanda Silva afirma que o CRIB disponibiliza consultas de cessação tabágica, destinadas a todos os fumadores. “O número de pessoas a procurar ajuda tem vindo a aumentar”, salientou a responsável.
Recorde-se que a lei que proíbe fumar em locais públicos vai entrar em vigor já no início do próximo ano, impondo, assim, restrições aos fumadores.