Ter, 20/06/2006 - 16:18
Jogadores, treinadores e árbitros foram sendo classificados consoante as suas prestações em campo. O resultado foi as Ondas de Ouro, que subiram ao palco no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, no passado dia 10 de Junho. Ali foram galardoados os que mais pontos amealharam, numa cerimónia - de gala, a julgar por alguns vestidos de elementos femininos - que reuniu os mais relevantes nomes do futebol do distrito de Bragança.
Na modalidade de futsal foram atribuídos dois prémios: um ao Grupo Desportivo Macedense, pela regularidade ao assegurar pelo segundo ano consecutivo a manutenção na segunda nacional; outro para a equipa de Mirandela, que se sagrou campeã do campeonato da A. F. de Bragança.
Mas, foi o desporto rei que brilhou na gala das Ondas de Ouro. As equipas de Mirandela, Bragança e Moncorvo arrecadaram prémios de regularidade, pelos seus desempenhos das séries A e B da 3ª Divisão Nacional.
No futebol distrital, o melhor ataque foi atribuído ao Atlético de Macedo, com 100 golos marcados. A equipa de Macedo de Cavaleiros amealhou, também, o prémio atribuído à melhor defesa.
Os melhores jogadores
A organização atribuiu três prémios de Melhor Jogador: um a Kita, jogador do Argoselo; a Vieira, atleta do Freixo de Espada à Cinta e a Simanka, do Atlético de Macedo.
O melhor treinador foi considerado Rui Vilarinho, do Atlético de Macedo.
Foram atribuídos dois prémios para o melhor árbitro. Rui Paulo foi o galardoado pela sua prestação na A. F. de Bragança. Gil Afonso arrecadou o prémio pelo seu desempenho nos nacionais da 3ª divisão.
Aqui cabe uma nota a um dos momentos peculiares da noite. Aquando da atribuição do prémio a Gil Afonso, este quis “agradecer o prémio às duas mães: à que fica em casa e à que entra comigo em campo”, afirmou, certamente numa alusão às dificuldades de ser árbitro perto do público.
O prémio surpresa do campeonato foi atribuído ao Talhas, pelo seu desempenho, não só na AF de Bragança onde arrecadou o segundo lugar, mas também pela brilhante prestação na Taça da A. F. de Bragança.
O actual treinador do Mogadourense, clube onde foi vários anos jogador, Abílio Familiar, viu ser-lhe atribuído o Prémio Carreira.
O Mirandês foi galardoado com o prémio de Fair Play, por ter visto só três cartões vermelhos, durante a época.
A gala este envolvida em ambiente de festa, com prestações de música brasileira e gaitas de foles. No início, os pequenos atletas do Atlético de Macedo de Cavaleiros entraram em campo com bandeiras dos clubes do distrito de Bragança.