Olimpíadas de Química na ESTIG

PUB.

Ter, 31/01/2006 - 15:42


A Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (ESTIG) acolheu, na passada segunda-feira, as Olimpíadas de Química.

A organização ficou a cargo do Departamento de Tecnologia Química da ESTIG (DTQ), com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Química e com o apoio de diversas entidades e empresas.
A fase regional de Bragança contou com a participação de 57 alunos de quatro escolas do distrito: ES/3 Emídio Garcia e ES/3 Abade de Baçal, em Bragança, Externato Liceal Torre Dona Chama, em Mirandela e ES/3 D. Afonso III, em Vinhais.
Os estudantes, organizados em equipas de três, resolveram, da parte da manhã, uma prova teórica, elaborada a partir do programa de química até ao 10º ano. De tarde, teve lugar a demonstração de actividades de Química e de Engenharia Química nos laboratórios de ensino e de investigação associados ao DTQ.

Prémios para os melhores

Durante a cerimónia de apresentação dos resultados e entrega dos prémios, os alunos receberam um diploma de participação e várias lembranças. As três melhores equipas, todas das ES/3 Emídio Garcia, receberam um kit de construção de modelos moleculares, de modo a colocarem em prática os seus conhecimentos. As escolas que obtiveram os três primeiros lugares, ES/3 Emídio Garcia, ES/3 Abade de Baçal e ES/3 D.Afonso III, respectivamente, ganharam um conceituado livro de Química, de muita utilidade nas bibliotecas de cada um dos estabelecimentos de ensino.
A equipa de cada escola com melhor classificação vai viajar, gratuitamente, até ao local onde se irá realizar a semi-final das Olimpíadas de Química, no Porto.
A final nacional visa apurar os alunos que vão representar Portugal nas competições internacionais no próximo ano. Os seleccionados em 2005, que, actualmente, se encontram a frequentar o 12º ano, estão a receber, na Universidade de Aveiro, preparação adequada de modo a marcarem presença nas Olimpíadas de Química Internacionais e Ibero-americanas, a realizar em Gyeongsan, Coreia do Sul, e em Aveiro, respectivamente.