“Olha, lá vai um javali”

PUB.

Ter, 30/01/2007 - 16:45


A mancha estava em repouso há cinco anos, mas, mesmo assim, os javalis faltaram à festa. Aconteceu no passado dia 13, na freguesia de Castrelos (Bragança), com a participação de 78 caçadores que se deslocaram de toda a zona Norte para participar na montaria.

Esta iniciativa, que decorreu em Conlelas, foi organizada pela Associação de Caça e Pesca do Baceiro (ACPB), que procura, sobretudo, promover o convívio entre caçadores.
A mancha, com cerca de 100 hectares, estava em repouso há cinco anos, devido à suspensão da reserva e a dificuldades de organização. Mesmo assim, os atiradores não conseguiram matar qualquer um dos javalis que foi avistado.
“A montaria correu bem ao nível da festa e do convívio, o mesmo não aconteceu em termos de caça”, afirmou o membro da direcção da ACPB, Humberto Pires.
O responsável realçou que aquela área, povoada com uma grande quantidade de medronhos e carvalhos, é muito procurada por javalis. Durante a batida alguns animais chegaram a sair do mato denso, mas a pontaria dos caçadores não foi certeira.
“É uma mancha onde é difícil caçar. Além do mato ser forte, há poucos asseiros, pelo que devia ter mais espaço aberto para facilitar a vida aos ‘monteiros’”, acrescentou o responsável.
Apesar de não terem animais para leiloar, os caçadores consolaram-se com o repasto, à base de produtos caseiros e típicos da gastronomia do Nordeste Transmontano, e com o convívio que se prolongou noite dentro.
Fumeiro, bola de carne, pão caseiro, feijoada à transmontana e vitela assada foram as iguarias saboreadas pelos caçadores, que acompanharam o repasto com o tradicional vinho da região.
Durante quatro horas, os “amantes da caça” puderam observar os animais e delinear estratégias para conseguirem um resultado melhor na próxima caçada.
Humberto Pires realçou que o objectivo da associação é fazer outra montaria já no próximo ano, mas tudo depende da disponibilidade das pessoas que fazem parte da organização.