class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164656 node-type-noticia">

            

PUB.

Obras e aulas em simultâneo

Ter, 10/10/2006 - 10:35


As 90 crianças que frequentam a escola do 1º Ciclo de Carvalhais, no concelho de Mirandela, têm aulas num espaço em obras.

A Câmara Municipal de Mirandela (CMM) reconhece que o estabelecimento de ensino não reúne as condições de segurança exigidas para uma escola, pelo que contratou auxiliares para acompanharem as crianças, quer à hora das refeições, quer no período do recreio.
Segundo a vereadora da Educação e Cultura da CMM, Maria Gentil, as obras tiveram alguns atrasos devido ao avançado estado de degradação da antiga escola secundária de Carvalhais, que obrigou a autarquia a fazer intervenções mais profundas.
Os trabalhos ao nível das salas de aulas já foram concluídos, para que as aulas pudessem arrancar no passado dia 18 de Setembro. No entanto, para que as crianças possam ter melhores condições, prosseguem as intervenções ao nível da requalificação da parte exterior, incluindo o recreio, que também condicionam os acessos ao estabelecimento de ensino. A autarquia detectou que os esgotos do edifício estavam a céu aberto, pelo que foi necessário rasgar o caminho até à escola, para efectuar a ligação à rede de saneamento.
As máquinas em manobras não permitem a passagem dos autocarros, pelo que as crianças são acompanhadas por auxiliares entre o estabelecimento de ensino, os transportes e vice-versa.

Obras até ao final do mês

Já os alunos não se mostram incomodados pelo facto de terem que brincar num espaço em obras. “ Eu gosto mais desta escola do que da antiga, porque é mais bonita, tem mais espaço e mais divertimentos”, afirmou Soraia, aluna do 4º ano.
Catarina, de 6 anos, frequenta o 1º ano e diz-se satisfeita com a escola nova. Apesar do espaço ainda não estar totalmente requalificado, esta aluna afirma gostar muito de ir às aulas em Carvalhais, salientando que brincar e estudar são as suas actividades preferidas.
Maria Gentil realça, ainda, que a CMM está a fazer um investimento avultado neste estabelecimento de ensino. “Nesta primeira fase, que contempla o arranjo das salas de aula, refeitório e acessos, prevê-se um investimento de cerca de 250 mil euros. Mas, na Carta Educativa estima-se um investimento global que ronda os 685. 568 euros”, acrescentou a responsável.
A primeira fase dos trabalhos deverá estar concluída no final do mês, mas durante as férias do Natal deverão continuar as pinturas nas paredes e arranjo dos tectos.

Crianças percorrem
mais de 60 quilómetros

A escola do Cachão também está a ser alvo de obras de requalificação e ampliação, o que obriga os cerca de 30 alunos a ter aulas num espaço da Associação Cultural e Recreativa da aldeia, pelo menos até à conclusão dos trabalhos, prevista para o final do mês.
Segundo a vereadora da Educação, o último desafio que a autarquia está a enfrentar prende-se com a requalificação dos estabelecimentos de ensino, uma vez que as refeições, os transportes e as actividades de enriquecimento curricular estão garantidos em todas as escolas do concelho.
Recorde-se que Mirandela viu encerrar 38 das 58 escolas do 1º Ciclo existentes no Mundo Rural, o que significa que alguns alunos têm que percorrer mais de 60 quilómetros diários para irem às aulas.
Nesta situação encontram-se as crianças de Caravelas, que demoram cerca de uma hora em cada viagem até à escola de Frechas.