class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163333 node-type-noticia">

            

O que Mirandela tem de melhor

Ter, 07/03/2006 - 17:16


A olivicultura esteve em foco na primeira fase da Feira da Alheira, Turismo e do Azeite, que decorreu no passado fim-de-semana, em Mirandela.

Há sete anos foi o tradicional enchido que baptizou o certame, mas o certo é que o azeite tem vindo a ganhar terreno, correndo o risco de tornar-se em mais um ex-libris da capital do Tua.
Para tal contribuem os projectos que estão a ser desenvolvidos pela Câmara Municipal de Mirandela (CMM), casos do Museu da Oliveira e do Azeite e do projecto Terra Olea, este em parceria com as cidades de Nimes (França) e Baena (Espanha).
Este ano, durante a V Mostra de Produtos Regionais de Trás-os-Montes e Alto Douro, que decorreu numa tenda gigante, junto aos expositores de alheiras, a edilidade não escondia as suas pretensões. “O que Mirandela tem de melhor: o azeite e a alheira”, lia-se numa faixa que encimava o stand da CMM.
No mesmo local, a autarquia anunciava visitas a lagares de azeite, com passagem pelos moinhos de lagares existentes na cidade.
O azeite certificado com Denominação de Origem Protegida, aliás, foi uma das atracções da mostra realizada em paralelo com a Feira da Alheira, que foi inaugurada, precisamente, com uma prova do preciso néctar, acompanhada duma bola de alcaparras.

Provas de azeite

À noite foi a vez do restaurante “A Adega” uma prova didáctica de Azeite, onde entendidos na matéria explicaram aos participantes os sabores e saberes de variados tipos de azeite.
Quanto às alheiras, a Associação Comercial e Industrial de Mirandela volta a apostar numa feira que, este ano, conseguiu mobilizar dez restaurantes em torno duma rota gastronómica. A ideia é promover as receitas tradicionais junto dos visitantes que passam pela cidade nesta altura, fomentando o uso da alheira certificada com o selo de Especialidade Tradicional Garantida.
Por outro lado, a Feira da Alheira, Turismo e do Azeite surge da necessidade de animar a cidade, numa altura em que o cartaz das Amendoeiras em Flor arrasta milhares de turistas e excursionistas em direcção aos concelhos da Terra Quente e Douro Superior.
Como a maioria dos autocarros fazem escala em Mirandela, o certame funciona como veículo de promoção e escoamento dos produtos regionais mirandelenses.
Após a fase do passado fim-de-semana o certame continua a nos próximos dias 12 e 13, já que a ACIM decidiu apostar no alargamento para possibilitar aos expositores um aumento do volume de negócios.
Tal como na edição anterior, autarquia e associação comercial voltam a dar prioridade aos produtos certificados para que as expectativas dos compradores não saiam defraudadas.