class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167637 node-type-noticia">

            

O mundo das crianças do Meio Rural

Ter, 18/12/2007 - 11:08


Ser futebolista, cantor, actriz ou, simplesmente, bombeiro são algumas das profissões eleitas pelos mais pequenos que estudam em escolas do Mundo Rural. Este é o resultado de um estudo levado a cabo por Rui Pedro Silva, professor do 1º Ciclo, que, agora, está compilado em livro.

“Crianças de meio rural – as mãos na terra e os olhos no futuro” é o título da obra que espelha os desejos de cerca de 150 crianças de 12 escolas do concelho de Ponte de Lima (Viana do Castelo).
O livro foi apresentado no passado sábado, em Bragança, numa cerimónia organizada pela direcção da área sindical de Bragança do Sindicato dos Professores do Norte (SPN).
Durante a apresentação, Rui Pedro Silva realçou que procurou dar oportunidade às crianças de falarem e exprimirem os seus sentimentos, visto que, muitas vezes, os professores preocupam-se mais em debitar conhecimentos do que em ouvir os mais pequenos.
“Escolhi o tema das profissões, porque, uma vez que estou ligado à actividade sindical, quis perceber aquilo que as crianças pensam sobre o mundo do trabalho”, salientou o professor.
O estudo revelou que os meninos do Mundo Rural têm uma visão diferente do mundo, mas também têm sonhos e pensam no futuro como as crianças da cidade. “Continuam a ter uma relação próxima com a sua terra, continuando a colaborar nas inúmeras tarefas do agregado familiar, mas têm os olhos no futuro e também aspiram ter profissões como aquelas que vivem no meio urbano”, acrescentou o professor.
Rui Pedro Silva salientou, ainda, que os mais pequenos não querem ir para as cidades, mas gostariam de desenvolver a sua actividade profissional na sua terra natal, um sonho que se vai desmoronando quando são confrontados com a realidade.