Ter, 28/03/2006 - 14:41
“O Douro a seus pés”, assim se chama o percurso recentemente aberto ao público, estende-se ao longo da encosta do rio Douro, desde o antigo edifício da Alfândega até à antiga Pousada de Santa Catarina.
A obra, numa primeira fase, demorou cerca de seis meses a ficar concluída e representa um investimento na ordem dos 400 mil euros, suportados em 50 por cento pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, com o apoio do programa Rota da Terra Fria.
Após esta etapa, o presidente da CMMD, Manuel Rodrigo, não esconde que gostaria de estender o corredor até ao cais fluvial, de onde partem inúmeros cruzeiros ambientais.
A juntar ao corredor, a autarquia pretende instalar uma loja com diversos produtos típicos da região, onde os visitantes poderão degustar os sabores e paladares tradicionais das terras mirandesas.
Quinta Pedagógica em cima da mesa
Manuel Rodrigo adiantou, também, a hipótese de ser implementada uma Quinta Pedagógica eu funcionará como aula viva sobre fauna e flora.
O empreendimento poderá nascer no seguimento do Bairro Verde e incluirá as espécies características da região, para as dar a conhecer a todos os visitantes. “Qualquer dia as crianças da cidade não saberão o que é uma galinha”, lamenta o edil, justificando a construção do equipamento.
Enquanto isso, a CMMD está a avançar com a requalificação do rio Fresno, uma zona de lazer que estará concluída dentro de, aproximadamente, um ano.