O doce sabor do sucesso

PUB.

Ter, 03/10/2006 - 15:40


A IV Feira do Mel de Barroso e da Carne Barrosã voltou a contribuir para a promoção destes dois produtos de características ímpares e de inegável qualidade, cuja Denominação de Origem Protegida (DOP) é detida pela Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib).

A abertura do certame contou com a presença do secretário de Estado adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, que também presidiu ao encerramento da manhã de trabalhos do Seminário Internacional “Inovação e Identidade no Desenvolvimento Rural”, realizado na passada sexta-feira.
Apesar do número de visitantes ter ficado um pouco aquém das expectativas da organização (que apontava para 20 mil), nem por isso o certame deixou de se saldar num sucesso, demonstrando ser uma aposta ganha da Câmara Municipal de Boticas. Recorde-se que a autarquia tem vindo a apostar cada vez mais na realização deste género de certames como forma de promover os produtos tradicionais e as riquezas gastronómicas do concelho.

Mel de Montesinho presente

Embora mantendo o figurino habitual das edições anteriores, a IV Feira do Mel de Barroso e da Carne Barrosã apostou, também, em algumas inovações, como seja a abertura a outras zonas de produção de mel do País. Foi o caso do Mel do Parque de Montesinho ou o Mel do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que também marcaram presença neste certame.
De resto, o volume de negócios deste certame aproximou-se do estimado, cerca de 150 mil euros. Como era de esperar, a Carne Barrosã e o Mel de Barroso foram os mais procurados nos stands de venda da feira.
Igual sucesso voltaram a ter as “Tasquinhas” presentes no recinto da Feira, que se encontraram sempre bem compostas à hora das refeições. Para além das vertentes de exposição e venda de produtos e da gastronomia, a Feira teve, também, uma forte componente no que à animação diz respeito.

Rede Europeia de Empreendedores Rurais

Os cantares tradicionais e as Chegas de Bois voltaram a estar no centro do programa, que incluiu ainda as tradicionais “Queimadas de Aguardente de Mel de Barroso”, para delícia dos visitantes.
Quanto ao Seminário Internacional “Inovação e Identidade no Desenvolvimento Rural”, ficou-se a saber que, ainda durante este mês, serão entregues, em Bruxelas, os prémios de empreendedorismo rural, como resultado de concursos de selecção das melhores iniciativas empreendedoras dos parceiros do projecto.
Nesta iniciativa, o concelho de Boticas estará representado pela “Cozinha da Eugénio”, um dos projectos premiados.
Ainda no plano da cooperação transnacional, o programa culminará com a constituição de uma Rede Europeia de Empreendedores Rurais, que será formalmente anunciada em Itália, no próximo mês de Novembro.