O Circo dos falidos e afins

PUB.

Qua, 26/04/2006 - 10:59


Não sei se os leitores vêm ou não este circo que uma estação de televisão portuguesa tem vindo a transmitir. Seja como for, o programa era capaz de ter alguma credibilidade e passar como um bom momento de televisão se não fosse, enfim, uma série de coisas que por lá acontecem, a começar pelas supostas celebridades.

De facto, as celebridades que por lá andam a passar alguns números de circo, serão tudo menos celebridades. Pena é que não envolvam celebridades verdadeiras a fazer estes números de circo, porque algumas das celebridades que nós conhecemos, até estão suficientemente bem treinadas neste ramo.
Quem são afinal as nossas celebridades? Porque razões chamam celebridades a pessoas quase desconhecidas? Porque razão a maior parte das pessoas que por lá anda são pessoas completamente falidas? Será que são supostamente célebres por não terem nada? Ou será que são célebres porque fogem à normalidade das aferições humanas?
Na realidade não encontro muitas razões plausíveis para fazer de uma Marta Cardoso uma celebridade! Igualmente, nada justifica que se aplique essa denominação a uma Sónia Hermida, uma jovem actriz espanhola que ninguém conhecia até entrar numa novela portuguesa há pouco tempo. E que razões justificam que Castelo Branco seja considerado uma celebridade? Ele só passou a ser conhecido quando foi preso com um carregamento de jóias, supostamente desenhadas e pertencentes a uma senhora que ele diz ser sua mulher, apesar de ter idade para ser sua avó! Só se for pelas suas atitudes mais marcantes e irreverentes para não falar em outros paralelismos! E o António Calvário? Um cantor que nunca se conseguiu afirmar no meio, que sofreu várias vicissitudes e que nunca foi capaz de se casar! Francamente! Mas quem sou eu afinal para tecer considerações sobre pretensas celebridades?
Apenas um simples cidadão e que como tal posso ter uma opinião própria e
emiti-la democraticamente. No entanto e para além disso, penso que devemos saber o que é uma celebridade. Celebridade é uma pessoa que obteve muita fama, que tem notoriedade, uma pessoa de nomeada, com reputação. Nestes, a reputação é pobre e nunca tiveram fama à excepção, talvez, de António Calvário que, há 35 anos atrás, foi objecto de alguma notoriedade devido à
canção "Oração"e a um suposto namoro com uma artista de alguma nomeada na época.
Pois bem, de circo temos efectivamente alguns verdadeiros artistas, esses sim, de nomeada e com projecção entre o público. São eles, aliás, que vão
dando alguma credibilidade ao programa e que treinam alguns números com os pretendentes a artistas circenses. Não estou contra estes supostos artistas. De modo algum! Estou a criticar simplesmente o facto de lhes quererem chamar celebridades, sem o serem e de criarem um programa muito pobre, quando poderiam fazer um programa excelente se arriscassem mais um pouco.
Bom, nós já estamos habituados a ter programas muito pobres na nossa
televisão, por isso já não nos admiramos por aí além! Também já estamos
habituados a que os programas deste estilo sejam copiados ou comprados ao estrangeiro, já que a imaginação por cá também não é fértil. Mas que
algumas pessoas de bem se prestem a estes jogos de bastidores é que é
difícil de entender! O que estará por detrás disto tudo? Alguma coisa
poderá estar, já que só o simples facto de aparecer na televisão, dá uma
projecção muito grande e nós sabemos como se paga o tempo de antena com publicidade! E também sabemos que todos os que têm aparecido em programas deste tipo, têm sido catapultados para a ribalta, retirando daí os devidos dividendos. Que o diga a Marta Cardoso, por exemplo, que agora aparece como celebridade, depois de há algum tempo ter entrado num programa idêntico!
Só não entendo mesmo é a razão que levou o Carlos Xavier a entrar neste
espectáculo! Ele nunca foi uma celebridade, mas Eusébio já seria! Então
não o foram buscar porquê? É que tem que haver alguma seriedade nisto tudo e
Eusébio não se prestaria a esta fantochada, certamente!
Enfim, para justificar mesmo o título do programa, o que eu gostaria de ver lá eram algumas celebridades políticas, já que de circo percebem eles e muito bem! Então sim, teríamos um programa com bastante audiência e logo veríamos qual é que melhor saberia andar na corda bamba!