NUNES inaugura Junta de Freguesia

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:50


A sede da Junta de Freguesia de Nunes (JFN), no concelho de Vinhais, foi iniciada em 1994, mas a falta de verbas fez com que a obra se arrastasse durante 11 anos. O processo só chegou ao fim no passado domingo, quando a população participou na inauguração do novo edifício.

“Esta é uma obra importante para Nunes, porque não tínhamos nenhum local para festas, reuniões e para arquivar os documentos da Junta”, salientou o presidente da JFN, Hilário Pires.
O novo espaço permite à autarquia uma maior organização ao nível da documentação, que, segundo Hilário Pires, se encontrava espalhada em casa do presidente, do secretário e, até, do tesoureiro.
As infra-estruturas da sede da JFN comportam um salão, criado especialmente para festejos da aldeia, uma sala de reuniões para a Assembleia, um gabinete para o presidente e outro para o pároco guardar os escritos da paróquia e uma casa de banho.
Em dia de festa, também foram inaugurados dois pontões. O pontão do Moinho dos Marinheiros faz a ligação de Nunes às terras que a população possui do lado de lá da Ribeira de Monteiros, enquanto o pontão do Ribeiro de Monteiros permite a ligação da aldeia a Edrosa e ao Vilar.
“A ligação a Edrosa já está concluída e para o Vilar ainda falta rasgar cerca de dois quilómetros”, explicou o autarca local, acrescentando que “o pontão do Moinho dos Marinheiros vai permitir às pessoas deslocarem-se para os terrenos, nomeadamente para os soutos, sem terem que passar directamente pela ribeira”.
Os acabamentos da sede da JFN custaram cerca de 15 mil euros, enquanto os dois pontões representam um investimento de 40 mil euros, suportados pela Câmara Municipal de Vinhais.