Números preocupam governador civil

PUB.

Qui, 29/06/2006 - 09:59


Os números do Relatório de Sinistralidade Rodoviária preocupam o governador civil de Bragança, Jorge Gomes. “Os dados até Abril deste ano já são mais animadores, mas preocupa-me que em 2005 tenha havido um aumento do número de mortes na ordem dos 33 por cento e que os acidentes graves tenham crescido quase 50 por cento”, reconheceu o responsável.
O facto da maioria dos acidentes, em especial os despistes, terem ocorrido em período diurno e com bom tempo é outros dos factores que não deixa Jorge Gomes indiferente. “Penso que as circunstâncias em que ocorrem estes acidentes evidenciam comportamentos menos correctos da parte dos condutores, tais como excesso de velocidade ou de álcool”, admite o governador civil.
Tendo em conta que a maioria dos sinistros registados no ano passado ocorreram em estradas nacionais e municipais, Jorge Gomes defende um reforço no patrulhamento deste tipo nestas vias, tal como acontece no IP4. “No IP4 a sinistralidade diminuiu significativamente, graças ao novo pavimento, reforço da sinalização, colocação de traços contínuos e aumento da fiscalização”, recorda o responsável.
Agora, acrescenta o governador civil, “é preciso reforçar a vigilância nas estradas nacionais e municipais, para evitar um número de mortos idêntico ao do ano passado”.