class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163070 node-type-noticia">

            

Novo Ford S-Max reforça gama europeia

Ter, 24/01/2006 - 15:49


A Ford Europa acaba de confirmar o nome da versão de produção do aclamado protótipo SAV Concept. Chamar-se-á Ford S-MAX, indicando a combinação de estilo desportivo com extremo prazer de condução, aliado a um espaço amplo, cómodo e flexível.

O Ford S-MAX torna-se, assim, no mais recente produto a integrar a gama de modelos da Ford na Europa, surgindo com base nos sucessos obtidos com o Focus C-MAX, monovolume multi-actividades da gama Focus, e posicionando-se entre a variante Station Wagon da berlina Mondeo e o monovolume Galaxy, de sete lugares. Será também produzido lado a lado com o novo Ford Galaxy e com o Mondeo na fábrica da Ford de Genk, na Bélgica.
Os preços a que será comercializado o S-MAX serão anunciados mais perto do seu lançamento, previsto para meados deste ano. Mais detalhes, imagens oficiais e características técnicas deste novo modelo serão desvendados aquando da sua apresentação mundial ao público, marcada para o Salão de Genebra, em Março próximo.

Novo nome novo tipo de veículo

O Ford S-MAX demonstra a actual capacidade dos segmentos superiores reservados a veículos de passageiros em receber modelos não-convencionais, dotados de três filas de bancos mas com perfil, proporções e visual que reflectem um estilo de vida activo. Dá, também, claras indicações do potencial existente para uma ainda maior diversidade no seio da família de produtos Ford, levando a marca para novos segmentos de mercado.
Mercê da flexibilidade do novo sistema Fold Flat System (FFS) da Ford, que permite configuração para 5 ou 5+2 bancos, os clientes do S-MAX poderão especificar as suas unidades com duas ou três filas de bancos. Tal coloca num patamar acima a flexibilidade inerente ao conforto oferecido pelo outro modelo 'MAX' da Ford, o Focus C-MAX, enquanto o 'S' indica que a maximização do espaço é oferecida num produto de perfil desportivo, sem que se sacrifiquem o prazer de condução e o estilo.

Design e engenharia Ford

Através dos novos S-MAX e Galaxy, a Ford expande de um modo significativo a sua presença nos segmentos de berlinas de grandes dimensões do mercado automóvel. Para o fazer, a Companhia implementou um programa 100 por cento interno, em contraste com a anterior e bem sucedida joint-venture, de que resultou a actual geração do Ford Galaxy. O S-MAX será, também, o primeiro modelo de produção a espelhar os elementos da filosofia de design cinético que a marca irá seguir e que foram desvendados no passado Salão de Frankfurt, através do concept iosis.
Tal foi ainda possível devido a actual política denominada 'Shared Technology' ou tecnologia partilhada, que tem o potencial de criar tipos de carroçarias e formatos de veículos mais diversificados.
O Ford S-MAX está a ser produzido em Genk, na Bélgica, instalações de onde saem actualmente os Ford Mondeo e onde foi implementado um programa de investimento de 715 milhões de euros, principalmente num novo sistema de produção flexível.
Desde a sua inauguração em 1964, Genk já produziu mais de 12 milhões de veículos, 207.163 dos quais no ano passado. A unidade belga é uma das mais modernas na Europa e um pilar na estratégia de lean manufacturing da Ford Europa. Genk irá produzir a próxima geração do Mondeo a partir de 2007. A fábrica opera actualmente com dois turnos e emprega 4.946 pessoas.