Novo campeão de Asa Delta

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 17:04


O Campeonato Nacional de Asa Delta que decorreu na Serra de Bornes, concelho de Macedo de Cavaleiros, terminou no passado sábado. O novo campeão nacional de Asa Delta é Gabriel Frade, que “destronou” o irmão Paulo Frade, com uma diferença de 427 pontos.

Contudo, importa salientar que o campeonato foi disputado até ao último dia, pautando sempre pelo excelente ambiente humano e desportivo.
O terceiro classificado foi José João Rebelo, com um total de 1656 pontos, seguido de Sérgio Sampaio, que foi 4º classificado, com 982 pontos e o 5º classificado foi Francis Vaz, com 911 pontos.
O Open de Portugal, que decorreu em paralelo com o Campeonato Nacional, teve como vencedor Mario Alonzi, actual campeão de França, número três no 14º Campeonato da Europa e número cinco no 15º Campeonato do Mundo (segundo dados da Federação Aeronáutica Internacional (FAI)).
Mario Alonzi reuniu 2277 pontos, seguido de Gabriel Frade, com 2107 pontos, do espanhol Daniel Mota, com 1890 pontos, de Paulo Frade, com 1680 pontos e de José João Rebelo, com 1656 pontos.
Na passada quarta-feira, alguns pilotos, como Ricardo Costa, José João Rebelo, Paulo Frade, o belga Solon Jean e o brasileiro Mário Campanela, num voo de lazer, inauguraram a “rampa leste” que permite maior versatilidade e evita algumas longas esperas pelo vento favorável à prática de Asa Delta. Esta nova rampa situa-se na Serra de Bornes, próximo do posto de vigia.
A organização do Campeonato Nacional de Asa Delta e do Open de Portugal 2005, constituída pelo Clube Azibo Aventura e pela Federação Portuguesa de Voo Livre, foi alvo de elogios por parte dos pilotos e dos restantes envolvidos neste evento desportivo.
O evento contou ainda com o apoio da FAI, da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros e do Solar de Chacim.