Nova toponímia em Miranda

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 15:11


O centro histórico de Miranda do Douro tem novas placas toponímicas escritas em português e mirandês. Contudo, a principal novidade é a pequena descrição histórica do elemento que dá o nome à artéria patente nos objectos.

Estas novas placas foram colocadas em todas a ruas da zona histórica contribuindo, assim, para a divulgação da língua mirandesa e, ao mesmo tempo, para dar a conhecer aos visitantes um pouco da história de uma cidade que conta já com 461 anos sob a sua elevação a esta categoria.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, a colocação deste tipo de placas vai estender-se, igualmente, à parte nova da cidade.
Outra das realidades a ser implementada na localidade, a curto prazo, é a colocação de painéis de leitura urbana. Descritos nas duas línguas nacionais, estes objectos irão ser aplicados brevemente e obrigarão os transeuntes a ler em mirandês as informações contidas, como conteúdos históricos e representações gráficas dos imóveis de interesse público.
Os painéis urbanos serão instalados junto aos principais monumentos de Miranda do Douro, como a Catedral, castelo, casas senhoriais e outros edifícios públicos de referência histórica.
Estes painéis foram coordenados por técnicos municipais do Gabinete Técnico Local e a tradução dos textos estive a cargo do Centro de Estudos António Maria Mourinho.