Nova temporada traz novidades no calendário da ACB

PUB.

ESTA NOTÍCIA É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

 

Se já é Assinante, faça o seu Login

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA, SEMPRE ACESSÍVEL

Ter, 24/01/2017 - 16:56


Rui Sousa, recentemente eleito para um mandato de dois anos à frente da Associação de Ciclismo de Bragança (ACB), assume um caderno de encargos ambicioso para o biénio 2017/2018.

Estão na calha várias novidades no que diz respeito à organização e calendarização das provas de ciclismo da Associação de Ciclismo de Bragança, nos mais diversos escalões. Quem o preconiza é o novo presidente da ACB, eleito no passado dia seis de janeiro para um mandato de dois anos, desde logo, ao nível dos escalões de formação. “A nossa prioridade são os mais pequenos. Nestes escalões já não há competição, é uma directiva da federação, à luz, inclusivamente, do que se passa lá fora e por isso o que passa a haver são encontros regionais sem a vertente competição".
Não havendo competição individual, Rui Sousa quer aproveitar para "premiar o clube em vez do atleta, ou seja, o clube dos atletas que vencerem mais provas será aquele a quem será atribuído o título", explicou.
O presidente da ACB considera que esta "é uma maneira de premiarmos quem tem escolas de ciclismo e não de contornarmos as regras".
Para enquadrar os atletas cadetes e juvenis num regime competitivo que permita a progressão dos jovens ciclistas que saem da Taça XCC, a nova direcção da ACB reuniu com os clubes, ouviu sugestões e chegou a uma solução. “A formação de uma espécie de selecção da ACB que irá participar nas provas de XCO no Porto e em Braga, o que permitirá uma maior experiência para os atletas e evitar, ao mesmo tempo, que estes abandonem a modalidade", revelou. Os custos desta participação serão suportados em conjunto pelos clubes e ACB, garantia dada por Rui Sousa aos clubes de ciclismo de Mirandela, Vila flor, Macedo de Cavaleiros, GD Torre Dona Chama e Velo Clube de Bragança (Escolinha Ricardo Vilela).

 

Jornalista: 
Hélder Pereira