Nova cooperativa em Freixo

PUB.

Ter, 19/12/2006 - 16:03


O concelho de Freixo de Espada à Cinta vai ter uma nova cooperativa virada para o sector leiteiro. A infra-estrutura chamar-se-á LACTIFEC e vai fazer a recolha de leite e transformação de produtos lácteos.

Os pastores da região serão os mais bonificados, uma vez que, desta forma, o leite originário de pequenos ruminantes, como cabras e ovelhas, pastoreados naquela área do Douro Superior, vai agora dar origem a uma nova marca de queijo.
Nesta fase de arranque, a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC) vai prestar auxílio aos proprietários de rebanhos, com vista à instalação, na zona industrial do concelho, de uma unidade de transformação e armazenamento de leite. O fabrico deste produto é uma das metas da LACTIFEC, já que a região tem condições para a pastorícia.
Os estatutos deste organismo já foram aprovados, assim como uma candidatura ao programa Leader + no valor de 92.500 euros.
Deste modo, estão reunidas as condições para iniciar a construção do pavilhão que irá albergar a nova fábrica de produtos lácteos.
Segundo o presidente da CMFEC, José Santos, toda a ajuda, em termos logísticos, está a ser posta à disposição dos pastores, desde o projecto ao licenciamento.
“Vamos aprovar um subsídio para que possam iniciar a actividade e prevemos que a LACTIFEC comece a laborar até final de 2007”, avançou o autarca.
Esta cooperativa já conta com a parceria de cerca de 50 pastores e, dada a quantidade de leite produzida, a auto-suficiência da fábrica de transformação já está assegurada.