Nós iluminados

PUB.

Ter, 08/11/2005 - 17:15


O troço do IP4 que contorna a cidade de Bragança vai ter a iluminação melhorada. As Estradas de Portugal acabam de lançar o concurso nesse sentido e, para já, a intervenção vai incidir nos nós sul e nascente, concretamente nas ligações à Avenida das Cantarias e à Avenida do Sabor.

Recorde-se que ainda recentemente ocorreu um acidente trágico, precisamente num dos nós que agora vais ser intervencionado.
Desconhecem-se as causas do acidente mas, se o local estivesse mais iluminado o despiste poderia ter sido evitado. Este tipo de características da via, que se revelam insuficientes, constituem perigo para os automobilistas.
Contactada fonte das Estradas de Portugal refere que a intervenção vai incidir apenas em dois nós.
O preço base do concurso público é de 500 mil euros e as propostas devem ser entregues até 15 de Novembro.
Em Fevereiro devem começar as obras para estarem concluídas em meados de Junho do próximo ano.
Quanto ao outro lado da fronteira, em 2005 fica pronto o projecto da auto-estrada entre Zamora e a fronteira de Quintanilha e já começa a ser executado algum troço.
O subdelegado do Governo na província de Zamora dá essa garantia como forma de assegurar que o estado espanhol vai mesmo construir a estrada.
Citado pelo Jornal La Opinion, Carlos Hernandez diz que o governo já decidiu política e tecnicamente o avanço da estrada.
O governante dissipou as dúvidas ao referir que não vão ter em conta um estudo efectuado já em 2003, que revela ser insuficiente para a construção de uma via de quatro faixas até Portugal.
O subdelegado regional do governo espanhol diz mesmo que a auto-estrada faz parte do Plano de Infra-estruturas e Transportes, já que o governo do país vizinho entende que a acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento socio-económico daquela província.