Nordeste promovido na capital

PUB.

Ter, 24/01/2006 - 15:12


A Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT) esteve presente, até anteontem, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Num espaço de 54 metros quadrados, foram divulgadas imagens e produtos da terra.

Segundo o presidente da RTNT, António Afonso, “todo o Nordeste Transmontano, com os seus produtos, gastronomia, lugares, histórias, esteve representado na BTL”.
Durante o evento, diversas iniciativas foram desenvolvidas com o objectivo de promover o Nordeste. Foi apresentado aos visitantes, o CD Card da Região, o mapa & guia do “Parque Natural de Montesinho”, o livro sobre festas tradicionais, “O Inverno esconde o Careto”, da autoria de Telmo Carvalho e a Rota do Azeite de Trás-os-Montes: “Os trilhos da promoção e divulgação”.
Para a BTL deste ano, a RTNT estabeleceu uma parceria com a Aerocondor, empresa de aviação. Através deste acordo, a curiosidade dos visitantes ao stand aumentou, pois, desta maneira, “as pessoas puderam perceber que o Nordeste está apenas a uma hora de distância de Lisboa”, salientou o responsável da Região de Turismo.
Já noutro pavilhão da BTL, todos os visitantes, curiosos ou apreciadores puderam degustar produtos regionais e provas de azeite na Tasquinha do Nordeste “O Académico”. Segundo António Afonso, “a adesão e curiosidade pela gastronomia Transmontana foi tanta, que algumas pessoas esperavam de pé para poderem experimentar os produtos”.
A participação do Nordeste Transmontano foi, na óptica do responsável bastante positiva. Isto porque, “sendo a BTL o evento mais importante na área do turismo, o nosso stand teve bastante procura”, referiu.
Espera-se que, depois desta iniciativa, a região do Nordeste Transmontano seja, cada vez mais, um destino de férias e turismo.
A RTNT vai envolver-se, em breve, num novo projecto intitulado “Escapadinha”. Esta iniciativa consiste num portal de Internet, através do qual os curiosos e potenciais turistas podem recolher informações acerca da região que desejem conhecer.