class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164716 node-type-noticia">

            

PUB.

Norcaça à porta

Ter, 17/10/2006 - 16:15


Cerca de 50 expositores já estão confirmados para a quinta edição da Norcaça & Norpesca. O certame, considerado o segundo maior do sector em Portugal, irá decorrer de 26 a 29 deste mês e conta, este ano, com novidades ao nível da animação e actividades introduzidas no evento.

Deste modo, além das corridas de galgos, prova de Santo Huberto, concurso de matilhas, montarias ao javali e demonstrações de pesca, os interessados podem, ainda, participar em provas de pesca ao achigã e truta, a par de um concurso de fotografia referente à caça e pesca.
Quanto à animação, a organização optou por recorrer a artistas nacionais, como Rouxinol Faduncho com Marco Horácio, Ana Malhoa e passagem de modelos Norcaça, que contará com actores Morangos com Açúcar.
A Norcaça & Norpesca vai incluir, ainda, seminários sob temas como “Gestão de Cervídeos no Nordeste Transmontano” e “ (Nova) Lei da Pesca em Águas Interiores”, entre outros.
A autarquia tem deparado com alguns problemas em relação ao espaço do pavilhão do NERBA, pelo que algumas inscrições de expositores tiveram, mesmo, que ser recusadas. “Temos tido muita procura por parte de participantes, mas não conseguimos fazer frente a essas necessidades”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Rui Caseiro.
Considerada a segunda maior feira do género no País, a Norcaça & Norpesca foi visitada, em 2005, por cerca de 15 mil pessoas. Um número que a edilidade prevê ultrapassar. “Já nos consolidamos no panorama nacional e agora estamos a afirmar-nos”, sublinhou o responsável.
Recorde-se que a região de Bragança, devido às suas características naturais, é bastante procurada por caçadores e por pescadores. Deste modo, o sector cinegético é importante para o concelho ao nível económico e social, influenciando o turismo, gastronomia, restauração, hotelaria e comércio em geral.