NERBA promove internacionalização dos empresários

PUB.

Ter, 13/06/2006 - 16:03


O NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, em colaboração com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), promoveram, na passada quinta-feira, uma sessão de apresentação das acções de apoio à internacionalização das empresas.

A iniciativa pretendeu divulgar o conjunto das actividades dinamizadas por estas instituições, com vista a impulsionar o volume de exportações dos empreendedores.
O objectivo desta acção segundo a directora de Internacionalização da AIP, Fátima Vila Maior, passa por incentivar as empresas para a exportação. “Queremos que as empresas que ainda não exportam comecem a fazê-lo e que as que já levam para fora os seus produtos, passem a levar mais quantidade e alarguem a sua área de intervenção”, refere a responsável.
Para isso, a AIP e o NERBA asseguram todo o tipo de informações que possam ser úteis aos empresários nesta iniciativa. “Queremos estar sempre ao lado dos empreendedores e ensinar-lhes como devem escolher e atingir os mercados internacionais”, esclareceu o vice-presidente do NERBA, Luís Portugal.
Recorde-se que os empresários da região já realizaram missões, em colaboração com esta entidade, ao Brasil e à República Checa, com o objectivo de estudar e conhecer melhor os mercados estrangeiros. A próxima deslocação está prevista para Angola, para onde as empresas levarão os seus produtos de qualidade, em particular, os bens agro-alimentares, como o azeite, castanha e amêndoa, entre outros.

Programas específicos para cada negócio
De modo a esclarecer e informar melhor os empresários foram dados a conhecer, durante a sessão de apresentação, os projectos de apoio aos negócios, desenvolvidos em parceria com o ICEP, no âmbito do PRIME.
Destaca-se, assim, o programa ASIEX, destinado a empresas que já ingressaram nalguns mercados internacionais, mas que pretendem, agora, arriscar novas oportunidades e conhecer as suas possibilidades de entrar nos circuitos do Japão e da China.
Quanto ao PME Internacional, projecto de formação que já vai na terceira edição, visa auxiliar os empreendedores que desejam conhecer e estabelecerem-se em novos mercados. Assim, é-lhes disponibilizado apoio técnico com vista à sua preparação para esta acção.
Por fim, o Fórum Missão Exportar dá a conhecer, aos empresários, os desafios da exportação, permite-lhes fazer um pré-diagnóstico das capacidades do seu negócio, contactar as entidades de ajuda à exportação e conhecer os projectos e apoios promovidos pelas diferentes associações. Tudo isto será proporcionado aos empresários num só dia, que irá ter lugar a 16 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.