class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164999 node-type-noticia">

            

Não à fusão com UTAD

Ter, 28/11/2006 - 11:09


A deputada ao Parlamento Europeu (PE), Ilda Figueiredo, não vê na fusão de instituições uma boa solução para o ensino superior da região.

Após uma reunião com responsáveis do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a eurodeputada defendeu maior cooperação entre as duas instituições, mas teme que qualquer tentativa de fusão possa resultar no fim do Politécnico.
“A posição da direcção do IPB passa por manter a instituição autónoma, sem fusão com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mas aprofundando a cooperação e parcerias”, referiu a responsável, na passada sexta-feira, após reuniões de trabalho com alguns organismos do distrito de Bragança.
Ilda Figueiredo partilha das preocupações manifestadas pela direcção do IPB em matéria cortes financeiros, falta de instalações de raiz em Mirandela e verbas para a conservação das escolas existentes.
“É bom não se ponha em causa quaisquer uma das escolas, seja de Bragança ou Mirandela, e se continue a apostar na qualificação do corpo docente e nas pós-graduações, pois existem condições para pôr em prática 10 mestrados”, salientou a deputada ao PE.
Para a parlamentar, “o IPB é um pólo fundamental de desenvolvimento da região e fixação de jovens, pelo que Governo não pode continuar com esta política de cortes no financiamento do ensino superior”, avisa.