Ter, 27/02/2007 - 10:31
Trata-se de um conjunto de quatro guias dedicados ao turismo, ambiente e arqueologia do concelho.
Para além deste roteiro foi, também, apresentado um guia dedicado aos percursos da água, onde as fontes, poços, noras e picões são os elementos que levam os visitantes a descobrir uma forma diferente do turismo natureza. O rio Douro assume, neste guia, um papel de destaque devido à sua imponência.
Uma das rotas que tem suscitado alguma procura é a Rota dos Castros e Verasco e sobre a qual se debruça o novo guia apresentado, que pretende ser uma forma mais completa de dar a conhecer todo este património milenar.
Este guia resulta de um trabalho de campo e investigação levada a cabo por arqueólogos e investigadores portugueses e espanhóis.
A primeira apresentação do roteiro foi efectuada em Ávila (Espanha), uma vez que aquela cidade era a “chefe de fila” do projecto comunitário. Miranda do Douro foi a primeira localidade portuguesa a conhecer o trabalho seguindo-se, agora, Penafiel.
O guia de turismo activo é um instrumento completo onde se dão a conhecer os principais elementos desta prática com base nas actividades ao ar livre, como a água.


