Música tradicional em Palácios

PUB.

Ter, 02/08/2005 - 15:55


O 7º Encontro de gaiteiros e tocadores da região, inserido no Festival de Música e Tradição da Lombada, reuniu centenas de pessoas, anteontem, na aldeia de Palácios, no concelho de Bragança.

A música tradicional é o ponto alto deste festival, uma vez que junta gaiteiros e tocadores oriundos de diferentes aldeias do município.
Este ano, e pela primeira vez, o encontro recebeu gaiteiros do concelho de Vinhais, mais propriamente da Moimenta, que deram som aos seus instrumentos para mostrarem o seu talento no Festival da Lombada.
A festa começou com a actuação do grupo de gaiteiros do Conservatório de Música de Bragança, seguindo-se o grupo de Caravela e de Deilão.
Os tocadores de acordeão de S.Julião e os grupos de gaiteiros de Palácios, Guadramil, Varge, S.Julião e Babe, bem como tocadores de realejo e concertinas da região, continuaram os festejos.
Durante toda a tarde a gaita-de-foles não parou de tocar na aldeia de Palácios e houve mesmo quem aproveitasse para dar um pezinho de dança à moda antiga.
Segundo o presidente da Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Palácios (ACRAP), Raul Tomé, este encontro de gaiteiros não tem parado de crescer.
“Começámos com dois ou três grupos de gaiteiros aqui da Lombada e neste momento recebemos aqui gaiteiros de diferentes pontos da região”, acrescentou o responsável.
O presidente da ACRAP louvou, ainda, a participação das camadas jovens nos grupos de gaiteiros da região. Contudo, lamentou a falta de organização dos grupos portugueses comparativamente aos grupos espanhóis.

Circuito turístico
para revitalizar tradições

Esta associação tem como objectivo, para os próximos anos, a criação de um circuito turístico na região da Lombada, com vista a expandir o festival e não deixar morrer as tradições.
“Agora que já existe um caminho asfaltado entre Rio de Onor e Guadramil já estão criadas as condições para criar um circuito turístico. Esta rota podia abranger as aldeias de Baçal, Varge, Guadramil, Rio de Onor, Deilão, Petisqueira, Vila Meã, S. Julião, Palácios, Caravela, Gimonde e seguir até Bragança”, realça Raul Tomé.
Neste momento a ideia já foi transmitida à Câmara Municipal de Bragança e espera, agora, por uma reunião entre as diferentes Juntas de Freguesia, para trabalharem neste projecto.
O Festival de Música e Tradição da Lombada teve início na passada sexta-feira, com o fabrico do pão em fornos tradicionais. Continuou no sábado com a segada manual, seguida de malha tradicional, e terminou anteontem com o encontro de gaiteiros e tocadores.