Qua, 03/01/2007 - 11:15
A primeira edição do festival decorre até ao próximo dia 28, nos concelhos de Vila Real, Bragança, Chaves, Lamego e Tabuaço. Os parceiros envolvidos (Teatro de Vila Real, Teatro Municipal de Bragança, Associação Chaves Viva, município de Lamego e município de Tabuaço) constituem a estrutura de acolhimento em rede, de forma descentralizada. No total, são 21 concertos de Ano Novo distribuídos por 10 casas, numa ligação que também é de percursos, a pensar na itinerância de públicos de toda a região do País.
Neste contexto, a dinamização de locais históricos e culturais são prioridades nesta criação. Por outro lado, não abarca uma dinamização meramente revivalista, mas antes uma animação cultural constituída por um conjunto de actividades capazes de dar novo ânimo ao património edificado. Introduzir novos fluxos na circulação de públicos, assentes em estéticas complementares, para abrir horizontes culturais é outro dos objectivos.
Deste modo, o projecto FAN compreende uma rede composta por diversos edifícios de manifesto interesse patrimonial que se pretende ajudar a promover, colocando em simultâneo um evento marcante nos calendários culturais da região e do País, propondo ainda um roteiro capaz de favorecer a circulação de públicos e o turismo cultural na região. Paralelamente, pretende-se que os espectáculos surjam em formato descontraído, contrariando dificuldades tantas vezes colocadas no acesso à cultura erudita.