Ter, 03/01/2006 - 15:32
Este agrupamento apresenta um projecto musical multifacetado, em fase de afirmação nacional, que foi criado no mês de Novembro de 2004, por um grupo de 70 jovens instrumentistas de sopro e percussão, na sua maioria licenciados ou em vias de obterem o grau de licenciatura na performance instrumental ao mais alto nível.
Depois do concerto de apresentação, que decorreu no início do ano passado, no auditório do Teatro Rivoli, no Porto, onde também gravaram o seu primeiro CD, esta banda pretende evoluir para um processo de profissionalização.
A Banda Sinfónica Portuguesa é uma associação cultural, sem fins lucrativos, apoiada pela Academia de Música de Costa Cabral. A direcção artística está a cargo do maestro Francisco Ferreira.
No próximo dia 14, a tradição dos cantares dos reis vai ser cumprida com a já habitual iniciativa organizada pelo Lions Club de Bragança. A entrada para esta iniciativa é gratuita até ao limite da lotação da sala.
Teatro de Castela e Leão
sobe ao palco
A música vai continuar a animar o Teatro Municipal no próximo dia 21, já que a orquestra Orff, do Porto, vai proporcionar um concerto de música Barroca.
Esta orquestra é composta por cerca de 130 jovens (dos 8 aos 22 anos), que, para além do instrumental ORFF (lâminas e flautas de bisel), também representam todos os instrumentos tradicionais de orquestra, compondo assim um universo tímbrico extremamente rico e potenciador de novos horizontes e linguagens.
Dia 25 é a vez do grupo de teatro de Castela e Leão “Teatro del Azar” subir ao palco, para representar a peça “La última noche de Giordano Bruno”.
Este espectáculo, com entrada livre, apresenta um texto poético que retrata confrontações ideológicas da época da Inquisição Romana.
Passados dois dias, sobe ao palco o grupo “Teatro Corsário” com a peça “Vampyra”. Este grupo espanhol vai realizar um espectáculo com fantoches que se comportam como humanos.
A encenação tem as características do cinema de terror clássico e moderno, pelo que é destinada a maiores de 12 anos, com entrada gratuita.
Na tarde do próximo dia 29, o grupo de teatro “Hojarasca Danza” vai representar a peça “Bloque C, Angeles caídos buscan subir al cielo”, para encerrar o cartaz dos espectáculos no Teatro de Bragança.