Museu Militar somou um milhão de visitas

PUB.

Ter, 11/07/2006 - 15:12


O Museu Militar de Bragança foi visitado por mais de um milhão de pessoas, facto assinalado, na passada sexta-feira, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

Segundo o director do Museu Militar de Bragança, António Martins, este espaço cultural é um local privilegiado para cativar a visita das pessoas, visto que, para além de estar bem organizado, está integrado no ex-libris da cidade: o Castelo.
A marca atingida este ano é motivo de orgulho e satisfação para a direcção do museu. “Não é todos os dias que se soma um milhão de visitantes”, realçou António Martins.
O Museu Militar, que funciona nos quatro pisos que fazem parte da Torre de Menagem, mostra um vasto espólio de material bélico, bem como a sua evolução, desde os primórdios até à I Guerra Mundial (1914 -1918).
O material relacionado com as unidades militares que estiveram aquarteladas em Bragança é, igualmente, um dos temas em destaque nesta unidade museológica.
Para esclarecer os visitantes, o material exposto encontra-se devidamente etiquetado e legendado, pelo que é fácil fazer a identificação dos diferentes objectos.

Visitas guiadas no próximo ano

Recorde-se que o Museu Militar de Bragança foi criado por volta dos anos 30, tendo sido encerrado em 1958, com a extinção do Batalhão de Caçadores nº 3. Em 1983, foi assinado um protocolo entre o Estado- Maior do Exército e a Câmara Municipal de Bragança, com vista à reactivação deste espaço.
O elevado valor histórico-cultural do acervo do Museu tem cativado um elevado número de visitantes, que se deslocam de diferentes pontos do País e da vizinha Espanha, bem como de outros pontos do Globo.
“A maioria dos visitantes são espanhóis e portugueses, mas também temos visitantes de todo o mundo e recebemos muitos alunos das escolas. Por isso, posso dizer que temos visitantes de todas as idades”, acrescentou António Martins.
O responsável acrescentou, ainda, que a criação de uma rede entre os diferentes monumentos da cidadela é fundamental para aumentar, ainda mais, o número de visitantes.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, também realça a necessidade de implementar visitas guiadas na zona do Castelo, que deverão arrancar a partir do primeiro semestre do próximo ano, com a abertura do Museu da Máscara e a instalação do Posto de Turismo na Cidadela.