Museu do Ferro acolhe cerâmica

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:40


A arte de trabalhar a cerâmica e o barro vermelho, característico da região de Moncorvo fascinou o artista Tiago Praça, que dedica a vida à recuperação desta velha arte, recorrendo a novas matérias-primas e formas e apostando noutra linguagem, para dar o seu cunho pessoal às obras de arte.

O Museu do Ferro de Moncorvo acolhe as peças deste artista, descendente da aldeia do Felgar, numa exposição de cerâmica intitulada “ Faiança Utilitária”.
Para além dos trabalhos em cerâmica, nesta mostra também estão expostas diferentes peças da olaria tradicional. A cerâmica é trabalhada com a técnica designada faiança, uma prática artística vinda do Oriente, que foi introduzida na Península Ibérica pelos árabes.
Na região de Moncorvo não se produzia faiança, pois a tradição local prendia-se com o fabrico de louça em barro vermelho. No entanto, as famílias ricas compravam peças em faiança para decorar os louceiros.
Tiago Praça usa a arte para criar peças utilitárias, que sirvam para ser usadas no quotidiano. As peças do jovem artista retratam bem a história da olaria das terras de Felgar e Larinho, duas aldeias do concelho de Moncorvo.
O ceramista, que trabalha as tradições transmontanas, em Lisboa, já participou em várias exposições de artesanato, entre as quais a exposição colectiva de Raku, nas Caldas da Rainha, a FIL do artesanato, em 1997 e a Feira Internacional do Artesanato, que decorreu no ano passado.
A exposição de Tiago Praça, onde também estão em exibição fotografias de alguns trabalhos do autor, está patente ao público até ao próximo sábado.