class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162710 node-type-noticia">

            

Museu de Salselas em livro

Ter, 29/11/2005 - 15:27


O homem que criou a génese do Museu Rural de Salselas transportou a história desta relíquia do Mundo Rural para livro. Esta obra, da autoria de António Cravo, foi apresentada, anteontem, na aldeia de Salselas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O livro, intitulado “Museu Rural de Salselas” é dedicado àquele pedaço de história, que o autor ajudou a nascer.
A história daquele museu está, agora, imortalizada em várias páginas, onde as letras são acompanhas por algumas ilustrações, que caracterizam a vida dos homens da lavoura. A marra e a bigorna, o enchadão e a rouçadoura, a pescoceira e o galricho são alguns dos objectos retratados nesta obra, através da qual se pode imaginar a fome que as malgas alimentaram ou o calor de uma braseira.
A descrição e o enquadramento das peças no universo rural, feita pelo autor, levam os leitores a imaginarem as relíquias do Museu Rural de Salselas.
Este livro é composto por cinco partes. A primeira é constituída pela descrição dos conceitos de museu, que é seguida pela história do museu, não aquela que o museu encerra, mas aquela que se construiu durante vinte e quatro anos. O envolvimento do povo salselense na construção de um museu do “povo rural” também é testemunhado nas páginas da obra de António Cravo.
Já a terceira parte do livro é dedicada a uma impressão do museu, registada pelos olhos que o construíram. A descrição das peças pela mão de quem tocou os objectos e os acarinhou em exposição compõe a quarta secção, que termina com uma transcrição de textos que acompanham o visitante nas várias secções do Museu.
A quinta parte, a que o autor chama epílogo, é composta por um glossário de vinte e três páginas de termos e palavras característica do Mundo Rural.