class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165695 node-type-noticia">

            

Museu de Miranda promove pintura

Ter, 06/03/2007 - 11:12


Cerca de 40 alunos, entre os seis e oito anos, da Escola EB1 de Miranda do Douro, vão frequentar, entre os próximos dias 12 e 16, a oficina de pintura “Aprender a Pintar… a Paisagem”, que será desenvolvida pelo Museu da Terra de Miranda (MTM).

Integrada num método educativo desenvolvido pela pintora Romarina Passos, a iniciativa visa focar temas como O Pintor e o seu Mundo, seu Tempo e História, as funções da Pintura, as técnicas e materiais, o “Meu tempo de criar”, a cor – emoção e a luz, e a aplicação destes conceitos ao paisagismo.
Recorde-se que Romarina Passos nasceu no Brasil, em 1945, mas reside na Europa há cerca de 20 anos.
A pintora baseia-se nos trabalhos de grandes mestres, como Salvador Dali, e imprime à obra uma visão essencialmente surrealista, caracterizada pela abundância de cores vibrantes e uma riqueza barroca, mantendo, no entanto, particulares femininas e intimistas.
Romarina Passos, representante do movimento “Figuration Critique Française” na Península Ibérica, tem-se destacado na América e Europa. É e uma das suas decanas mais proeminentes.
Já na área da psico-pedagogia, a pintora desenvolve projectos, como o “Pensar Colorido” e “Jardim das Delícias” e colabora com algumas entidades, entre elas, o Instituto Piaget de Almada e de Viseu.