Ter, 01/08/2006 - 15:28
Trata-se de uma região onde a agricultura e a indústria são as principais fontes de rendimento, destacando-se o parque industrial da empresa francesa Michelin.
Depois da visita a Murça, levada a cabo, no passado dia 8 de Maio, pelo maire de “Le Cendre”, acompanhado por mais quatro membros do executivo (entre os quais um elemento português), o presidente da Câmara Municipal de Murça (CMM), João Teixeira, deslocou-se a França para verificar o interesse e a importância da geminação.
Durante a visita, o edil de Murça, acompanhado pelo vice-presidente, Mário Lopes, avaliou as eventuais potencialidades e interesse de tal parceria.
Relações económicas e
culturais na mira
“É uma zona com muitos emigrantes portugueses, alguns com elevada capacidade financeira e com interesse em comercializarem produtos portugueses, nomeadamente os vinhos e o azeite, pelo que este campo poderá ser um bom motivo para dar corpo a esta iniciativa”, referiu o edil.
O intercâmbio cultural também pode ser uma mais valia para a concretização desta geminação. Em França, o presidente da CMM encontrou-se com o actual Presidente do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, Carlos Pereira, natural de Candedo, concelho de Murça, mas radicado em França há vários anos.
Por isso, as trocas culturais também poderão contribuir para a concretização da geminação, até Maio do próximo ano.
O município de Murça já tem outros contactos do género com as cidades de Tymbark (França) e de Serrada (Espanha). No entanto, ainda não se decidiu por uma geminação, uma vez que João Teixeira afirma que, face à experiência neste campo, é necessário ver com rigor a importância de tal decisão e avalizar as mais valias socio-económicas e culturais para o município.
Além disso, o edil defende, ainda, que as geminações devem ser actos concretos e não, apenas, acções formais ou teóricas, visto que deve haver uma troca de experiências, de projectos e, até, de produtos.