MURÇA recebe Europeu de Autocross

PUB.

Ter, 12/04/2005 - 18:10


É com enorme expectativa que a vila de Murça se prepara para receber pela segunda vez, na sua já longa história de ligação aos desportos motorizados, uma prova internacional pontuável para um Campeonato Europeu da Federação Internacional de Automobilismo.

A competição disputa-se nos próximos dias 16 e 17 de Abril, no circuito de terra de S. Domingos, propriedade da autarquia de Murça que, uma vez mais, em parceria com o Clube Automóvel de Vila Real, avança para a organização destes importantes eventos.
São principais destaques desta prova, neste momento em que ainda decorrem as inscrições para a mesma, a confirmação da presença de todos os campeões europeus da época passada, salientando-se que na divisão rainha do autocross europeu, a Divisão 3, está já garantida a presença de 11 dos 12 primeiros classificados da época anterior.
Nas Divisões 1 e 3, é já certa a presença em cada uma delas de pelo menos 3 dos 5 primeiros classificados da época anterior, entre muitos outros pilotos que iniciam a época de 2005 com a ambição de lutarem pelos primeiros lugares. Entre eles estão os campeões nacionais de 2004 das referidas divisões, respectivamente, Luís Tavares e António Pinto, garantido, desde já, uma competitividade acrescida à prova.

Kartcross presente

Também, pela primeira vez neste tipo de eventos, vão estar em pista, numa prova pontuável para o campeonato nacional da respectiva modalidade, os espectaculares Kartcross, um conjunto de perto de duas dúzias de participantes, em disputa de um único lugar de vencedores. Recorde-se que esta é a mais importante prova da categoria que se disputa em Portugal, correndo estes veículos apenas no Domingo, num programa muito intenso para aumentar o espectáculo para o muito público que se espera acorra a Murça.
Em termos de horário, esta prova terá no Sábado à tarde, pelas 17h30, a disputa das primeiras corridas de qualificação das diversas categorias do campeonato Europeu, antecedidas pela realização dos respectivos treinos livres e cronometrados. No domingo, desde as 9 horas, vai ser possível assistir a várias dezenas de diferentes corridas a culminar depois das 16 horas com a realização do desfile dos pilotos e as tão aguardadas finais.
Estando neste momento a decorrer em bom ritmo a inscrição dos pilotos, é já possível antever o sucesso da prova, estando inscritos já cerca de meia centena de pilotos, provenientes de países como a Alemanha, Eslováquia, Espanha, Itália, Holanda, República Checa, Rússia, Suiça e, obviamente, Portugal.
Renova-se assim, uma vez mais, a dinâmica desportiva da vila de Murça no contexto nacional e internacional pela mão experiente do CAVR, para o qual o desporto espectáculo é uma componente muito forte para o desenvolvimento local e regional. Trata-se de um convite para visitar a região transmontana, com a possibilidade de assistirem a espectaculares corridas dos mais potentes automóveis que competem em Portugal.