Murça recebe Europeu

PUB.

Ter, 04/04/2006 - 15:27


Já foi apresentado mais um Campeonato Europeu de Autocross, que se vai realizar na localidade de Murça nos dias 8 e 9 de Abril.

A conferência de imprensa decorreu na passada quarta-feira, na sede ao Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), a entidade organizadora.
Esta é a terceira vez que o CAVR traz o campeonato da Europa até Murça como uma aposta na internacionalização das corridas. O presidente da mesa da Assembleia-Geral do CAVR, Eduardo Passos, salienta que trazer este evento para Trás-os-Montes, mais exactamente para Murça, não foi fácil. “Implicou muito trabalho e o município teve que fazer um esforço muito grande para responder às necessidades técnicas exigidas”, explicou o responsável.
Apesar de ainda não terem terminado as inscrições, prevê-se a participação de praticamente todos os pilotos que disputaram os primeiros lugares na edição do ano passado, entre os quais os vencedores das divisões 3 e 3A.
A organização adianta que “estão já confirmados cerca de 70 pilotos de países como a Rússia, Espanha, República Checa, Lituânia, Hungria, Bélgica, Alemanha e Portugal”.

Nacional de Kartcross

Este ano, a prova vai contar com as três divisões do Campeonato da Europa e, ainda, como aconteceu no ano passado, com a prova a contar para o campeonato nacional de Kartcross. Pela primeira vez, vai ainda contar com uma categoria de iniciação na mesma modalidade.
Ao nível da assistência a pista é única porque oferece ao público, com absoluta segurança, uma visão completa da pista.
Eduardo Passos acredita que “estão criadas todas as condições para que o evento seja mais uma vez um sucesso”.
O Morro de São Domingos, local onde se realizam as provas, tem vindo a sofrer alterações ao longo dos anos. O presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, explica que “desde 2001, foram triplicados do rails de protecção, construíram-se cabinas de protecção para a equipa de fiscalização da prova, cortou-se verticalmente um talude, construiu-se uma barragem para ter sempre água e fez-se o paddoc, que custou cerca de 45 mil euros”. Com tudo isto, acrescentou o edil, devemos ter gasto, sem exagero, cerca de 250 mil euros”.
Mas as obras não vão parar por aqui, pois o autarca acrescenta que “serão construídos os balneários, que deverão custar cerca de 15 mil euros, será feito o asfaltamento do largo”.
Para este efeito, anunciou João Teixeira, “vamos apresentar candidaturas ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, apesar de sabermos das dificuldades existentes”.